quarta-feira, 16 de junho de 2010

Agora é minha vez
Contabilidade Gerencial e gestão administrativa
É incontestável a importância de micro e pequenas empresas na economia nacional. Muitas empresas desse porte quebram logo no primeiro ano de existência. Ai que nos perguntamos por que empresas que tiveram tudo para obter sucesso (aparentemente) quebram quase que sem perceberem?
Hoje em dia para se manterem de pé, as empresas necessitam de diferenciais que as faça se destacarem perante a uma concorrência tão acirrada. É ai que entra a contabilidade gerencial. Ferramenta de fundamental importância para o sucesso de qualquer empresa. Como diria o meu ilustre professor, Alexandre Bossi, o conhecimento da contabilidade gerencial é muito importante para qualquer gestor, o contador já deve fazer parte dos planos da empresa antes mesmo dela existir.
Segundo Marion (1998) “a contabilidade é o instrumento que fornece o Maximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar imposto e torna obrigatório para a maioria das empresas”.
A contabilidade Gerencial engloba várias outras técnicas contábeis como contabilidade financeira, contabilidade de custos, análise de balanços. Técnicas essas que facilitarão o trabalho do gestor com informações precisas e específicas para a tomada de decisões.
Mesmo sendo uma ferramenta importantíssima para uma boa gestão, muitas empresas não dão muito crédito para esse tipo de seguimento, colocando a utilização da contabilidade gerencial em segundo plano.
Torna-se cada vez mais importante e necessário o profissional da contabilidade nos dias de hoje. Profissional esse que é vital para o crescimento, permanência e sucesso da organização.
Você que busca ter sucesso no seu empreendimento não se esqueça que antes mesmo de pensar em abrir algum negócio a contabilidade já deve ser parte dos seus planos.
A contabilidade gerencial é um instrumento rico em fornecer informações que ajudarão o gestor na tomada de decisão. As ferramentas que esse subsistema da contabilidade proporciona suprem a gerência de dados sobre a situação da organização ajudando na escolha das melhores alternativas existentes.
Porém não é obrigatório nas empresas (contabilidade de custos e gerencial), por isso aqueles que já se concientizaram dos seus benefícios, devem atentar em saber se essas ferramentas vem sendo difundidas com a devida importância pelos profissionais contábeis.
Enfim no mais é procurar adquirir o máximo de conhecimento, ficar atento às mudanças externas e usufruir dessa grande dádiva, que é a contabilidade, com prudência e excelência.
Alessandra Monique

Um comentário: