quarta-feira, 16 de junho de 2010

Difícil função de ser ético
Não basta mais o profissional da Contabilidade limitar-se ao registro e ao fornecimento de dados, mas, principalmente, mediante percepções, interpretar o produto gerado pela tecnologia da informação, funcionando como um tradutor dos dados e informações produzidas junto à cúpula organizacional, visando a auxiliar os gestores na elaboração das projeções futuras.
Atualmente, a humanidade tem manifestado uma preocupação generalizada, provocada pela falta de valores éticos, resultante de um sistema econômico-financeiro, baseado na relação capital-trabalho, onde a maximização dos lucros é um dos principais fatores que conduzem aos mais diversos comportamentos antiéticos no ambiente profissional. Dentre estes se destaca a concorrência que gera uma competição acirrada, em todos os setores: nos paises, nas empresas, entre trabalhadores e profissionais.
Verifica-se uma degradação de certos valores que de alguma forma direcionava a sociedade nos seus posicionamentos morais básicos. Conduzindo, assim, o individuo a adotar uma posição relativista em torno da vida. O posicionamento revela que os juízos de valores e as normas éticas são consideradas meramente uma questão individual, isto é, justificado porque cada individuo apresenta seu próprio conjunto de crenças e valores, com comportamentos e objetivos distintos, ocasionando desta forma conflitos nos relacionamentos no ceio de cada sociedade.
Com um cenário marcado por violações aos direitos humanos, corrupções contra o erário público, e ainda o “famoso jeitinho brasileiro”, existem dificuldades evidentes para que o profissional e empresas pratiquem a ética. O que observa-se na maioria das atitudes humanas e empresariais são as mais diversas condutas antiéticas. Neste sentido o que verifica-se é o uso constante da influência para se adquirir benefícios e privilégios, isto através de meios que infringem os princípios éticos, a exemplo da emissão de declaração de rendimentos inverídicas, emitidas com intuito de favorecer terceiros ilicitamente.
Neste país onde “ser ético” significa, muitas vezes perder dinheiro, status e benefícios o contabilista tem a difícil função de ser ético em todas as suas atitudes, pois, ao realizar suas atividades, além de gerar um bem a sociedade estará contribuindo para solidez da profissão contábil, tendo em vista que a mesma atualmente está desacreditada por uma parcela significativa da sociedade, isto devido aos profissionais antiéticos que estão atuando na área.
O mercado profissional de Contabilidade, a transparência nas informações, torna-se um dos princípios básicos da ética, isto porque em uma visão moderna o objetivo central da contabilidade é o de prover seus usuários de informação útil para a tomada de decisão e avaliação, pois entende-se que a Contabilidade busca mensurara as transações econômicas e financeiras de uma entidade. Através de informações divulgadas, cada usuário pode tomar decisão ou fazer prognostico baseando-se nas informações que entender relevantes.
Torna-se vital para o profissional de Contabilidade exercitar continuamente a ética em sua atividade, pois é relevante a clareza, objetividade, idoneidade e imparcialidade, isto para que o usuário tenha confiança no produto final dos contabilistas, que é representado pela informação contábil, traduzido em relatórios contábeis.
Conclui-se que a prática da ética na profissão não se resume simplesmente a observância das normas que as regem. Deste modo o profissional estará praticando plenamente a ética quando seu objetivo maior for o de contribuir para o desenvolvimento e crescimento de uma sociedade.
A influência prática da ética no mercado profissional de contabilidade traz uma grande perspectiva de valorização e crescimento da profissão, uma vez que, ao exercitar a ética o contabilista terá como resultado do seu trabalho o reconhecimento, respeito, credibilidade e confiança de seus usuários internos e externos, pontos fundamentais nos dias atuais para o crescimento e até continuidade da ciência contábil.
Roberta Kelly Barbosa da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário