terça-feira, 15 de junho de 2010

Algumas Perguntinhas básicas:

1) O que é a contabilidade de custos?
A Contabilidade de Custos é vista como um subsistema contábil que coleta dados relativos a produção, processa e gera informações capazes de anularem as necessidades dos usuários, portanto é um instrumento gerencial.
(Apostila prof. Alexandre Bossi)

2) Pra que serve?
Determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio, Controle dos custos dos componentes ou das atividades, Fornecer informações aos diversos níveis gerenciais. Quaisquer que sejam os diferentes aspectos sob os quais se considerem os objetivos e a utilidade da Contabilidade de Custos, o resultado final, é que ela se apresenta como importante instrumento para controle e tomada de decisão.


3) A contabilidade de custos é obrigatória nas empresas?
Apesar de sua essencialidade a contabilidade de custos não é obrigatória nas empresas, porém, deixando claro, que é muito importante para seu sucesso.
(Alessandra Monique)

4) Como surgiu essa contabilidade? (de custos)
Para a maioria dos historiadores da contabilidade de custos, esta é um produto da revolução industrial.
A Revolução Industrial trouxe a mecanização do processo produtivo, cujo um dos objetivos era reduzir custos. Naquela época o trabalhador era tratado apenas como mais um insumo no processo produtivo, e explorado ao extremo. O primoroso filme “Tempos Modernos”, de Charles Chaplim, retrata e critica esse processo.
No entanto, o grande salto aconteceu no século XX e mais especialmente a partir da segunda guerra mundial (anos 50 para cá) com a chamada Contabilidade Gerencial. Nesse período a Contabilidade de Custos deixou de ser tratada apenas como suporte para a Contabilidade Financeira e passou a ser vista com enfoque gerencial.
(Apostila prof. Alexandre Bossi)


5) Como é calculado o ponto de equilíbrio?
Receita Total (RT) = Custo Fixo (CF) + Custo Variável Total (CVT)
Onde
Receita total = preço de venda (PV) X quantidade vendida (Q)
Custo variável total = custo variável unitário (CVU) X quantidade vendida (Q)
(Apostila prof. Alexandre Bossi)

6) E a margem de contribuição?
MC = Vendas - (Custos variáveis + Despesas variáveis)
Já a margem de contribuição unitária é calculada:
MC unitária = Preço de Venda unitário - Custo Variável unitário
(Apostila prof. Alexandre Bossi)

7) Qual a diferença entre contabilidade de custos e contabilidade financeira?
O principal objetivo da contabilidade de custos é identificar, registrar e comunicar à gerência os custos relacionados com os produtos ou serviços, a fim de ajudá-los na tomada de decisões sobre como controlar os custos e fixar preços de venda.
Whereas the main objective of Financial accounting is to identify, record and report to the stakeholders the financial operations carried on by the enterprise and its financial position as on a given date. Considerando que o objetivo principal da contabilidade financeira é identificar, registrar e comunicar aos interessados as operações financeiras realizadas pela empresa e sua posição financeira em uma determinada data.

8) Como faço para determinar custos de produtos distintos?
É ai que entra a técnica denominada rateio método usado para ratear (dividir) custos proporcionais na produção de determinados produtos diferentes.
(Alessandra Monique)

9) O que é ativo de uma empresa?
Em contabilidade o termo ATIVO representa os bens e direitos que a empresa tem num determinado momento, resultante de suas transações ou eventos passados da qual futuros benefícios econômicos podem ser obtidos. Exemplos de ativos incluem caixa, estoques, equipamentos e prédios.

10) E o passivo?
Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas. O passivo é a coluna da direita em um balanço patrimonial.
(http://pt.wikipedia.org)

11) É necessário manter um departamento contábil interno em uma empresa?
Para uma micro ou pequena empresa, talvez não se faça necessário um departamento contábil interno,(seria um gasto elevado) para isso existem a possibilidade de se terceirizar esses serviços. Existem empresas e profissionais muito competentes que prestam serviços contábeis. Já em empresas de grande porte vale a pena estudar o caso de se ter esse departamtno interno (vai depender de cada empresa).Como diria o professor de contabilidade grencial do Centro Universitário Una, Alexandre Bossi: “tudo é relativo”.
(Alessandra Monique)

Nenhum comentário:

Postar um comentário